Estudo de Viabilidade de produção de biodiesel a partir da transesterificação de sebo bovino
- motrizconsultorias
- 15 de abr. de 2021
- 1 min de leitura





Para a produção de 200.000 L/mês de biodiesel, é necessário para cada batelada do reator: Em um tanque de 700 L deve-se aquecer a mistura de 633 L de metanol com 11,5 Kg de KOH até a temperatura de 60 ºC. Depois, em cada reator, com capacidade de 3500 L, deve-se aquecer 2270 kg de sebo animal até a temperatura de 60 ºC e manter a agitação de 200 rpm, para que em seguida adicione o metanol e a base catalítica advindos do outro tanque.
A temperatura e a agitação devem ser mantidas durante 1 hora, durante todo tempo da reação, para que não se forme a reação indesejada de saponificação (formação de sabão).
Após este tempo a agitação e o aquecimento devem ser desligados e o produto da reação drenado para os tanques de decantação, em que devem permanecer em repouso durante 4 horas para total separação da glicerina e do biodiesel, onde a fase inferior será formada por glicerina, metanol e base catalítica advindas do processo; e a fase superior o biodiesel.
A mistura inferior deve ser retirada e enviada a coluna de evaporação para que se recupere o metanol em excesso e purifique a mistura, podendo a glicerina ter um valor comercial. Neste projeto foram calculadas as quantidades de matérias-primas (balanço de massa) e dimensionados todos os equipamentos.
Comments