top of page

Dissertação de Mestrado: Reações de Alilação Enantiosseletivas

  • Foto do escritor: motrizconsultorias
    motrizconsultorias
  • 8 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de abr. de 2021

As reações de alilação de aldeídos com compostos organometálicos alílicos promovidas por ácidos de Lewis na presença de auxiliares quirais são um tipo de reação de adição nucleofílica para o controle da estereoquímica do produto.



O (R)-BINOL e a (S)-4-benziltiazolidino-2-tiona são compostos utilizados como auxiliares quirais em síntese assimétrica e embora a literatura descreva a aplicação do primeiro em reações de alilação na presença de vários ácidos de Lewis, o mesmo não foi empregado na presença do pentacloreto de nióbio. No caso do segundo composto, a sua aplicação se limita as reações aldólicas e o seu estudo em reações de alilação enantiosseletiva de aldeídos na presença de ácidos de Lewis não foi descrito nas principais bases de dados utilizados nesta pesquisa. Portanto, nesse trabalho investigou-se a aplicação desses dois compostos como indutores quirais em reações de adição de alil-tri-n-butilestanana a aldeídos na presença de NbCl5 como ácido de Lewis.


Para otimizar as condições reacionais utilizou-se o p-nitrobenzaldeído e verificou-se a influência da proporção dos reagentes na enantiosseletividade e nos rendimentos da reação. Percebe-se que os melhores rendimentos (entre 63-65% utilizando o (R)-BINOL e 41-50% utilizando a (S)-4-benziltiazolidino-2-tiona) foram obtidos quando o éter etílico foi utilizado como solvente a uma temperatura de -15ºC. Porém, a melhor enantiosseletividade utilizando o auxiliar quiral (R)-BINOL foi obtida quando elevou-se o tempo reacional para 1 hora de agitação na reação entre (R)-BINOL e o NbCl5, seguida da adição do aldeído e agitação por 30 minuitos, utilizando éter etílico e cloreto de metileno nas condições de temperatura de -15ºC e -75ºC. Por outro lado, a melhor enantiosseletividade utilizando o auxiliar quiral (S)-4-benziltiazolidino-2-tiona foi obtida quando utilizou-se o ácido de Lewis NbCl5 seguido pela agitação da reação por 10 minutos e adição de éter etílico como solvente nas condições de temperatura de -15ºC.


Por Fernanda de Sousa Fernandes

 
 
 

1 Comment


ffariamoraes
Jun 02, 2021

Caroline,

Parabéns por estes trabalhos realizados pela Matriz Consultoria.

Agradeço a gentileza de ter me sugerido visitar o site da empresa.

Quiz logo conhecer os projetos que contêm desenvolvimentos relativos à Engenharia das Reações Químicas e fiquei contente de ver a aplicação dos conceitos desta área, na qual me especializei.

No segundo semestre deste ano, vou ministrar a disciplina Cinética e Reatores Químicos, no curso de Pós-graduação em Engenharia Química e pensei em elaborar um problema de treinamento dos alunos com o caso da produção do biodiesel.

Pergunto se posso utilizar os dados contidos no site para criar o problema.

Aguardo um retorno da empresa.

Grande abraço,

Prof. Flavio Faria de Moraes, PhD

PEQ/UEM

Like
Post: Blog2_Post
  • Instagram

©2021 por Motriz Consultoria.

bottom of page