top of page

Case de Sucesso: Microdestilaria de Etanol

  • Foto do escritor: motrizconsultorias
    motrizconsultorias
  • 8 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de mar. de 2021

O estudo de viabilidade econômica realizado em Janeiro de 2019 para uma microdestilaria de etanol com produção média de 1.000 L/mês na área rural de Cocalzinho de Goiás confirmou que o empreendimento seria viável e que o total investido retornaria em 27 meses apenas com o consumo próprio do etanol. Se o consumo alcançasse a capacidade máxima da microdestilaria de 3.000 L/mês, o tempo de retorno do investimento seria reduzido para 9 meses através do autoconsumo. O custo estimado do etanol foi de R$ 1,09 por litro.


Até a publicação da Resolução ANP nº 734/2018, a Resolução ANP nº 9/2015 estabelecia os requisitos para autorização para produção de biocombustível para consumo próprio. No entanto, atualmente, a produção de biocombustíveis exclusivamente para consumo próprio não é regulada pela ANP, desburocratizando a instalação e operação da microdestilaria.


Os produtos industrializados, nacionais e estrangeiros, constam na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – TIPI (2017). Os produtos correspondentes à notação “NT”, nessa tabela, são os considerados não tributados, sobre os quais não há a incidência de IPI. O álcool etílico hidratado para fins carburantes não é tributado.


A necessidade de licenciamento ambiental para a microdestilaria de etanol em área rural foi avaliada junto à Prefeitura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cocalzinho de Goiás. Após a obtenção da Certidão de Uso do Solo deve-se proceder com o licenciamento ambiental.


A cana-de-açúcar é uma cultura plurianual, com colheita anual. De maneira geral, ela é economicamente produtiva por três anos consecutivos. Dependendo da região e dos cuidados agriculturais, esse período pode ser estendido. A proporção de caldo produzido pela moagem varia de 50% a 100% do peso da cana, isto é, uma tonelada produz de 500 a 1000 litros de caldo; comumente admite-se a média de 850 litros. O teor alcoólico obtido no mosto fermentado varia de 7 a 9% (BORZANI, 2001).


Uma tonelada de cana-de-açúcar contém aproximadamente 14% de açúcares (BORZANI, 2001), resultando em um rendimento de 70 a 90 litros de etanol por tonelada de cana. Para uma produção de 12000 litros de etanol por ano são necessárias 150 toneladas de cana-de-açúcar, obtidas de cerca de 2 hectares de cana plantada, das quais se obterá em média 80 L de etanol por tonelada, considerando um alto rendimento devido ao uso de leveduras selecionadas.



 
 
 

ความคิดเห็น


Post: Blog2_Post
  • Instagram

©2021 por Motriz Consultoria.

bottom of page